Você sabe o que é Disponibilidade corporal dinâmica?
- Carla Luchiari
- 14 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Disponibilidade corporal dinâmica é a capacidade de se movimentar de uma maneira harmônica, fluídica, leve e sem esforço. E também, obviamente, sem sentir dores, desconfortos e rigidez. É ter qualidade no movimento, com baixa possibilidade de se machucar.
A seguir, neste texto, coloco como testes de disponibilidade corporal dinâmica duas atividades.
- Engatinhar
- Rastejar
São duas atividades aparentemente bem simples, mas que exigem a mobilidade de várias articulações ao mesmo tempo, além de coordenação motora e força de muitos grupo musculares de maneira simultânea.
Engatinhar e rastejar são atividades que fazem parte do desenvolvimento motor da criança, ou seja, são etapas muito importantes da vida que preparam o corpo para uma seguinte fase.
Pode-se dizer, de uma maneira simplista, que rastejar é uma preparação para o engatinhar, e o engatinhar uma preparação para ficar em pé e andar.
* Há crianças que pulam fases, o engatinhar por exemplo, mas mesmo assim se desenvolvem e seguem bem na vida.
No processo do desenvolvimento motor da criança, o ato de rastejar fortalece os membros inferiores e superiores, estimula o controle de cabeça e tronco. Conforme esses músculos ficam mais fortes e preparados a criança tem a possibilidade de começar a engatinhar.
Nesta etapa, conforme a criança engatinha, ela adquiri mais força, mais coordenação motora, melhora do equilíbrio, passa a ter dissociação entre membros inferiores e superiores, fundamento importante para a marcha que é cruzada (membro superior esquerdo à frente e membro inferior direito à frente e vice versa).
Também há a dissociação de dedos da mão, punhos, dedos do pé e tornozelo, trabalhando ao mesmo tempo a firmeza e a mobilidade dessas articulações. Essas conquistas serão de grande importância para uma marcha competente e, também, para a uma boa caligrafia (na fase dos 6, 7 anos, quando começar a aprender a escrever).
Um adulto que mantém a sua capacidade de rastejar e engatinhar também tem grandes chances de se movimentar adequadamente, pois essas ações exigem mobilidade de grandes e pequenas articulações, coordenação motora, força de grandes e pequenos grupos musculares.
Essas atividades propostas, para serem consideradas boas, devem ser executadas sem sofrimento, sem grandes esforços.
Só de deitar no chão e se levantar também já é um ato, que de certa forma avalia a disponibilidade corporal dinâmica - deitar no chão e se levantar exige força, mobilidade e coordenação do corpo inteiro, já uma maneira de constatar como esta o funcionamento corporal do indivíduo).
Se você deitar, rastejar, engatinhar e ficar em pé sem esforço, saiba que seu corpo tem uma boa disponibilidade corporal dinâmica.
Caso, sinta- se cansado, com dificuldade, desconfortos, dores nas articulações durante a execução, saiba, você foi perdendo a sua mobilidade, agilidade, coordenação motora ao longo da vida e COM CERTEZA a sua marcha e outras atividades simples já estão deficitárias, mas isso muitas vezes não está consciente.
O teste deve ser algo rápido, basta apenas alguns metros para avaliar e constatar a facilidade ou a dificuldade.
O engatinhar e o rastejar exigem muita mobilidade, se você executa bem, isso mostra que suas articulações estão com as "engrenagens" em bom funcionamento e muito provavelmente nas atividades diárias há uma maior tendência de usar o corpo de uma forma mais funcional.
Por exemplo, subir e descer escadas depende da uma boa mobilidade do tornozelo, e o engatinhar exige esta mobilidade.
Outro exemplo, agachar no chão para pegar algo, exige mobilidade da articulação coxo femoral (articulação entre fêmur e bacia) e o engatinhar também.
Os testes de rastejar e engatinhar mostram como está a funcionalidade do seu corpo de uma maneira ampla e simples.
Quanto maior a dificuldade de se deitar no chão, rastejar, engatinhar e se levantar mais prejudicada está a sua DISPONIBILIDADE CORPORAL DINÂMICA.
Uma debilitada dessa deixa seu corpo muito suscetível a lesões, dores e desconfortos e incapacidades motoras, como por exemplo, dificuldades em fazer a própria higiene, se levantar do vaso sanitário,tomar banho, etc.
Sabe aquela "travada" na coluna do nada?
Um dia você acorda bem e vai amarrar os sapatos e, de repente, uma dor forte surgi na coluna, pois é, não é do nada, MUITO PROVÁVEL a sua disponibilidade corporal dinâmica já estava debilitada há muitos anos e você não se dava conta!!
Uma dor nunca vem sem motivos, seu corpo te dá esses sinais a todo instante, mas nem sempre esses sinais são compreendidos e decifrados.
Agora vá para o chão e faça os testes sugeridos!
Se for fácil para você, que bom!
Se for desconfortável e se tiver dificuldade, saiba, você precisa se cuidar, muito provável está em uma direção que sua saúde corporal está sendo prejudicada e com isso a sua qualidade de vida.
Comments