top of page
Buscar

RESPIRAÇÃO E IMUNIDADE.

  • Foto do escritor: Carla Luchiari
    Carla Luchiari
  • 27 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Diafragma, músculo responsável pela respiração tem uma influência direta na imunidade.

Pode-se dizer que o bom funcionamento desse músculo, ou seja, uma respiração de qualidade "fortalece" o sistema imunológico!


Como isso ocorre?


Isto é possível pois uma respiração mais longa e profunda estimula o sistema nervoso parassimpático,  este responsável pelo estado de reparação,  regeneração do organismo.

O sistema nervoso parassimpático também favorece um estado de calma e tranquilidade combatendo estados de estresse e ansiedade. Essa somatória de efeitos no sistema nervoso parassimpático favorece a melhora do sistema imunológico.


Além disso, uma boa movimentação do diafragma potencializa a drenagem linfática, pois este músculo funciona como um pistão estimulando a drenagem linfática do organismo.

O sistema linfático influencia diretamente o sistema imunológico já que ele tem a função de produzir e transportar células de defesa, conhecidos como glóbulos brancos.


Resumindo:

Uma respiração sem bloqueios,  mais profunda e lenta influência positivamente em dois importantes sistemas aliados da imunidade; o sistema linfático e o sistema nervoso autônomo (leva a um melhor  equilíbrio entre o sistema nervoso parassimpático e simpático).


Uma respiração bloqueada, superficial e rápida tem a tendência de ativar o sistema nervoso simpático,  este que deixa o indivíduo em estado de luta e fuga que mantido por um longo período influência negativamente a imunidade.


Este mesmo tipo de respiração prejudica a função do diafragma, e consequentemente a drenagem linfática, podendo assim deixar o sistema imunológico mais vulnerável.


Sugestão:

  • Tenha o hábito de parar 10 minutos por dia e realizar respirações mais lentas e profundas.

  • Faça uma inspiração em um tempo e solte em dois tempos; por exemplo: Inspire em 2 segundos e expire em 4 segundos, ou inspire em 3 segundos e expire em 6 segundos.

O importante é a respiração ser confortável durante a execução e o tempo de soltar o ar deve ser sempre o dobro do inspirar.


Isso já é uma ótima estratégia para melhorar a sua respiração e obter benefícios para a sua saúde!


Que tal começar agora? ;-)


Texto: Carla Luchiari.









 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por Carla Luchiari. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page