Quer melhorar sua disposição sem precisar gastar tempo e nem mesmo dinheiro?
- Carla Luchiari
- 24 de ago. de 2022
- 5 min de leitura

Vida corrida, múltiplas tarefas diariamente e, muitas vezes, o tempo para cuidar da própria saúde fica em segundo e até mesmo em terceiro plano.
Cada dia mais abandonamos atos simples que são verdadeiros auto reguladores para o nosso organismo.
O que eu quero dizer com atos auto reguladores são hábitos instintivos que fazemos e que provocam no organismo bem estar e a melhora da disposição.
Neste texto, pretendo mostrar que incluir na rotina "VELHOS NOVOS HÁBITOS" do ser humano pode melhorar, e muito, a sua qualidade de vida.
Digo, VELHOS NOVOS HÁBITOS são aqueles que nascemos programados para fazer, mas deixamos de realizar devido a uma vida moderna em uma sociedade frenética, na qual, cada vez mais, os seres humanos se desconectam do próprio corpo.
Ponto trágico este no meu ponto de vista, pois ao se desconectar de si o ser humano perde a sua autonomia e "joga" a sua saúde nas mãos de profissionais, podendo virar mais uma vítima de um sistema de saúde falido.
Deixo tal assunto para um próximo texto.
Voltando à pauta dos "velhos novos hábitos", chamo de VELHO, pois desde que existe o ser humano, HOMO SAPIENS, esses hábitos são realizados e alguns deles são feitos também pela maioria dos animais.
Atos como espreguiçar, bocejar, andar descalço, caminhar, respirar de maneira mais lenta e prolongada, tomar banho de sol, tomar banho frio, praticar atividades ao ar livre com estado de presença e imersão na natureza são ações simples que provocam, sem SOMBRA DE DÚVIDAS, muito bem estar.
Faça um retrospecto do seu dia!
Ao acordar você dá um tempo para o seu corpo, espreguiça e boceja repetidas vezes?
Ao longo do dia repete essas ações?
Já observou que ao realizar essas atitudes é instantânea a sensação de mais bem estar?
Ou você nunca se deu conta disso?
Que tal investir um tempinho nesta atividade tão primitiva?
Tenha certeza que após isso seu corpo estará mais desperto e preparado para o seu dia.
Ah, vale a pena usar isso como uma ferramenta para dar uma quebrada no tempo sentado durante o trabalho.
Sugestão: a cada 30min sentado levante-se, dê uma boa espreguiçada e solte alguns bocejos.
O espreguiçar ativa diversos grupos musculares ao mesmo tempo, regiões meio esquecidas são despertadas, abrem-se espaços pelo corpo, dando mais chances para melhora da circulação e oxigenação.
O bocejar provoca uma grandiosa abertura da articulação da mastigação (articulação temporomandibular - ATM), muitos músculos da face, cabeça e pescoço entram em ação, facilitando a circulação e oxigenação do local e também uma melhora da lubrificação da ATM.
Estas ações são fundamentais no dia a dia, pois ajudam na liberação das tensões musculares acumuladas apenas por se manter mais de 30 minutos em uma mesma posição (isso mesmo, bastam 30 minutos parado para que se fixem tensões no corpo).
Assim, para quebrar essas tensões, é necessário um adulto se movimentar a cada 30 minutos e crianças a cada 20 minutos.
Então, agora mesmo, você que está lendo este texto, que tal espreguiçar e dar bela bocejada, para que possa sentir o alívio das suas tensões?
É interessante observar que o ESPREGUIÇAR e o BOCEJAR são praticados pela maioria dos animais.
Analisando por esse lado, não deve jamais ser desprezado e/ou banalizado, a natureza é muito sábia, sempre tem suas razões!
Reflita sobre isso!
Outra sugestão: ao acordar passe o máximo de tempo possível descalço.
Andar descalço aumenta a atividade cerebral, já que os pés são repletos de terminações nervosas que captam os estímulos e enviam para o sistema nervoso central (cérebro).
Andar descalço também favorece o equilíbrio pois há uma melhor percepção do terreno.
Também favorece uma melhora da postura, pois os receptores localizados nos pés (sensores) são especializados nas correções e ajustes corporais (o elo entre os receptores dos pés e o sistema nervoso central que é responsável por isso).
Esta prática ativa os músculos "dormentes" por uso excessivo de calçados, sendo assim, indicado para evitar ou até mesmo melhorar problemas como: fasceítes plantares, joanetes (hálux valgo), esporão de calcâneo, pé chato (pé plano) e pé com aumento do arco plantar.
Outro ganho importante é que, ao recrutar mais a musculatura dos pés, há mais ativação dos músculos da panturrilha, favorecendo o retorno venoso (ótimo para prevenir a má circulação e o inchaço nos membros inferiores).
Dado importante: crianças devem passar a maior parte do tempo descalças, pois isso proporciona um melhor desenvolvimento motor.
Sugestão:
Tire seus sapatos sempre que puder, mesmo que seja para aliviar aquele aperto do sapato e realizar movimentos aleatórios.
Embaixo da mesa do trabalho ninguém verá, aproveite e dê essa alforria aos seus pés! Rsrs.
Readquirir essas ações com certeza trará mais bem estar e irá inaltecer um dia com mais disposição.
Notou que são atividades que não demandam tempo, dinheiro e nem dedicação?
Que você irá fazer as mesmas coisas mas de um jeitinho diferente?
Dica: coloque lembretes espalhados pelo seu ambiente (ESPREGUIÇAR, BOCEJAR, ANDAR DESCALÇO), porque no início, talvez não seja tão fácil se lembrar de coisas tão simples, pois agimos muito no automatismo.
Outra sugestão que aumenta exponencialmente a qualidade de vida é realizar caminhadas regularmente.
Caminhar, uma ação tão simples e de extrema importância para os seres humanos.
O HOMO SAPIENS, ao ficar em pé e andar, liberou as mãos e pôde desenvolver habilidades inumeráveis, que foram de grande importância para o desenvolvimento cerebral, garantindo a expansão física e mental do ser humano.
Está mais que comprovado que caminhadas regulares previnem o envelhecimento do cérebro, tem um impacto positivo na saúde vascular, há aumento da criatividade em até 60%, há melhora do equilíbrio e reduz a porcentagem do risco de quedas.
Nosso processo evolutivo nos fez ESPECIALISTAS EM ANDAR E NÃO EM FICAR SENTADOS EM FRENTE A TELAS!
Por mais que a tecnologia evolua, ainda assim, SOMOS PROGRAMADOS PARA ANDAR (o que será que pode acontecer se você nasceu com uma certa programação e não cumpre?).
A sugestão é resgatar o velho novo costume de caminhar, comece dando uma volta no quarteirão.
Seja criativo para agregar mais passos no seu dia a dia, por exemplo, use as escadas do seu prédio e/ou local de trabalho, ao invés do elevador, vá a lugares próximos a pé, estacione alguns quarteirões distante de onde pretende ir e ande mais.
ANDAR É REFORÇAR QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS.
ANDAR É UMA DAS NOSSAS CAPACIDADES MAIS PRECIOSAS.
É LEMBRAR CONSTANTEMENTE DE QUE SOMOS HOMO SAPIENS!
Se você quer viver melhor, ter uma longevidade saudável, deve entender que praticar o simples é garantia de êxito.
Claro que existem muitas coisas que podemos fazer, mas aqui quero mostrar que o simples traz grandes resultados.
O objetivo das sugestões é para todos que DESEJAM melhorias na qualidade de vida e, principalmente, para aqueles que vivem dizendo que não têm tempo ou dinheiro para se cuidar!
Às vezes a rotina nos atropela e não sabemos por onde começar a dar a volta por cima.
Então eu digo: comece pelo simples logo quando acordar!
ESPREGUIÇEEEE..BOCEJEEEE..PASSE MAIS TEMPO DESCALÇO E CRIE OPORTUNIDADES PARA EXERCER O SEU MAIS PURO "ESTADO HOMO SAPIENS ", em outras palavras, vá caminhar! Rs. TEXTO POR CARLA LUCHIARI.
Fisioterapeuta Osteopata.
Comments