top of page
Buscar

Fundamentos básicos para melhorar a postura: RESPIRAÇÃO/melhora da funcionalidade do diafragma.

  • Foto do escritor: Carla Luchiari
    Carla Luchiari
  • 5 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Para melhorar a postura é necessário seguir uma série de princípios.

A postura é uma atitude muito complexa que é influenciada por várias questões.


Nesse quadro vou falar sobre a relação da postura e da respiração. 

Ambas interferem uma na outra, assim melhorar a postura também significa melhorar a respiração e o contrário também é verdadeiro.


O diafragma é o responsável pelo ato de respirar. Assim a capacidade de encher os pulmões de ar é devido a esse músculo famoso, DIAFRAGMA.


O diafragma divide o tronco em dois compartimentos, cavidade torácica e abdominal.  Ele tem um formato de paraquedas e quando o ar entra ele desce e quando o ar sai ele sobe.


A contratação muscular do diafragma faz com que o ar entre nos pulmões.


O diafragma fica localizado transversalmente na caixa torácica e tem fixações importantes na coluna cervical,  torácica, lombar e nas costelas.


As vísceras da cavidade torácica e abdominal possuem ligações no diafragma através de feixes ligamentares.

Desta forma devido a sua localização e suas fixações este músculo conecta entre si várias partes do corpo.

Assim uma alteração na respiração ou na movimentação do diafragma influencia diretamente nessas estruturas.


Devido aos seus pontos de fixações na coluna, nas costelas e nas vísceras o movimento respiratório necessita de mobilidade vertebral, costal e as vísceras devem ter seus movimentos de deslizamentos livres (é comum a perda disso após processos cirúrgicos como cesarias, apendicites, cirurgia cardíaca, qualquer cirurgia com incisão abdominal ou torácica).


As aderências formadas após a cirurgia podem alterar a movimentação visceral repercutindo diretamente no movimento do diafragma e consequentemente na respiração.


A falta da mobilidade da coluna e das costelas impossibilita uma boa movimentação do diafragma e isso prejudica diretamente o ato de respirar.

Ou seja, a funcionalidade do diafragma comprometida prejudica a respiração.


Um diafragma que tem a sua mobilidade restrita pode ao longo do tempo perder  a sua capacidade elástica e se encurtar.


Este encurtamento muscular repercute nos seus pontos de fixação,  coluna e costelas,  assim pode levar a bloqueios e desarmonias na coluna (essas desarmonias podem ser até mesmo a perda do alinhamento das grandes massas, como cabeça, caixa torácica e quadril).


Isso leva a alterações posturais devido a alterações do diafragma.

Como por exemplo:


Aumento da lordose lombar.


Aumento da cifose torácica alta (aquele efeito que parece um cupim logo abaixo do pescoço).


Quando há o aumento dessas curvaturas associado com rigidez o diafragma tem a sua função prejudicada.


No tratamento postural técnicas diversas respitórias devem ser empregadas para restabelecer a melhor dinâmica diafragmática e promover assim desbloqueios articulares na região da cabeca, coluna, costelas e da pelve.


E falando em pelve:

O diafragma tem uma conexão direta com músculos relacionados ao quadril, esses músculos que também são responsáveis pela marcha.

Então pode se concluir que melhorar a respiração melhora postura e melhora a marcha!


E não para por aí!!


O diafragma, através da sua fáscia (tecido conjuntivo de conexão) tem ligação direta com o músculo transverso do abdômen e com a fáscia toraco lombar, essas estruturas importantes para a boa manutenção da postura e também para a contenção visceral.


Por esses motivos e ainda outros não citados fica claro entender que o trabalho respiratório é uma condição imprescindível para melhorar a postura.

E para melhorar a respiração é necessário trabalhar o corpo como um todo,  melhorando principalmente a mobilidade da coluna, a elasticidade dos músculos, tendões e do tecido conjuntivo (fáscias e ligamentos) e também melhorar o posicionamento das vísceras e a maleabilidade do tecido visceral. (As vísceras devem se movimentar a cada ciclo respitório, devem deslizar livremente entre si).


* fáscia é um tecido conectivo que envolve os músculos,  vísceras, nervos,  vasos sanguíneos e o sistema nervoso central (cérebro e medula). É considerada o maior órgão do corpo tendo assim uma grande importância para o organismo. Texto: Carla Luchiari. Fisioterapeuta Osteopata.

















 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2021 por Carla Luchiari. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page