Fundamentos básicos para melhorar a postura: AMPLIAR A PERCEPÇÃO SENSORIAL.
- Carla Luchiari
- 19 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Postura...assunto complexo...
Pois bem, a postura é uma forma de ser, de se comportar e também uma maneira de se esconder...rs...
Neste texto falo de um dos fundamentos mais importantes para melhorar a POSTURA.
É o fundamento que na minha opinião dá o start para o possível desenvolvimento desse processo.
É sempre se baseando na percepção que o corpo se movimenta.
A percepção SENSORIAL é a capacidade de se perceber e perceber o meio.
E isso acontece através dos 5 sentidos:
- tato
- olfato
- audição
- paladar
- visão.
É também pelo TATO QUE A POSTURA E OS MOVIMENTOS SÃO GUIADOS.
Assim, ter essa percepção ativa e condizente com a realidade é de extrema importância para a qualidade do gesto motor e para as variações posturais exigidas durante o dia a dia.
No corpo, espalhado pelos músculos, tendões, articulações, ossos, fáscias e pele estão OS RECEPTORES SENSORIAIS, esses que captam os estímulos variados vindos do meio e mandam para o sistema nervoso central as informações.
Essas informações chegam ao cérebro e são interpretadas, a partir daí um comando é enviado de volta para o sistema nervoso periférico.
Por exemplo, ao pisar descalço no chão quente RECEPTORES de temperatura enviam essa informação para o cérebro e cabe a ele reagir a essa sensação.
Outro exemplo, ao pisar em uma pequena pedra, RECEPTORES de pressão são estimulados e enviam essas informações ao cérebro.
Existem vários tipos de receptores, cada tipo é especializado em um tipo de sensação.
Receptores de tato, temperatura, pressão superficial e profunda e de dor.
Todas eles são de extrema importância para a manutenção da saúde.
Pode-se dizer que as sensações são guias para o movimento e para as posturas.
Então quanto maior a percepção SENSORIAL melhor serão os movimentos e as posturas adotadas.
Vou dar um exemplo para ficar claro, imagina um dia você acordar e não ter mais a percepção do tato, você tem força e é capaz de se movimentar, porém não será capaz de realizar nenhuma tarefa.
Os receptores avisam tudo, onde está o seu corpo e como ele está.
Então ao ficar sem este sentido a sua capacidade de se movimentar adequadamente e executar funções fica inviável.
Você acha que seria capaz de andar sem sentir seus pés tocando o chão?
Outro exemplo clássico, ir ao dentista e tomar uma anestesia e após tentar comer alguma coisa, a probabilidade de morder a língua e os lábios e se machucar é muito grande.
Com esses exemplos fica fácil perceber o quanto a sensação é a guia do movimento.
Bom, mas o que isso tem a ver quando os nossos receptores estão íntegros e não tem lesão?
O estilo de vida atual leva a uma ANESTESIA SENSORIAL.
Maus hábitos posturais, sedentarismo, tempos longos sentados, movimentos repetitivos, uso de calçados, saltos, dores, a falta de conhecimento do próprios corpo e o estresse causam uma alteração na percepção.
Ou seja a percepção que se tem de si mesmo não é real ou nem é sentida (não é consciente).
A demanda da vida sufoca as sensações, quantas vezes é preciso inibir uma "vontade do corpo " porque no momento não é permitido.
No seu trabalho quantas vezes sentiu um desconforto sentado mas continuou na mesma posição porque ainda não tinha acabado a sua tarefa?
Pois bem, quando não se ouve o sinal do corpo ao longo do tempo esses sinais vão ficando ANESTESIADOS, a guia do movimento e da postura vão se distorcendo.
Diante de uma " ANESTESIA" sensorial os movimentos perdem a qualidade, como por exemplo, o jeito de andar pode ser modificado, o toque do calcanhar no chão que é para ser suave passa ser uma batida.
Ao corpo só resta compensar e criar adaptações que só aumentam a desorganização do movimento e da postura.
Partes do corpo que estão gravadas no cérebro vão se apagando devido a falta de estímulo.
No cérebro há um mapa do corpo, cheio de detalhes, porém se as informações não chegam de forma adequada esse mapa fica distorcido, propiciando movimentos falhos e maus hábitos posturais.
Isso pode consequentemente levar a dores e processos inflamatórios pelo mal uso do corpo. Desta forma, em um trabalho de reeducação postural e do gesto motor uma das primeiras etapas é estimular a percepção SENSORIAL e resgatar a capacidade do SENTIR!
Esse resgate é possível! Pode ser feito através de propostas que façam o uso de objetos como escovas, bolas, rolos...etc.
O importante é dar o ESTÍMULO CORRETO e o aluno estar em um estado de presença para que tenha a chance e capacidade de perceber detalhes de si mesmo que no cotidiano não dá a devida atenção e importância.
A melhora da postura e do gesto motor é possível quando o indivíduo passa a ter mais consciência do que sente, onde e como!
Os estímulos sensoriais ajudam o cérebro a reforçar o mapa do próprio corpo, este mapa mais detalhado potencializa a capacidade do indivíduo de se movimentar adequadamente e de adotar posturas mais saudáveis. E isso acontece ao longo do processo terapêutico de uma maneira natural.
No dia a dia os ajustes posturais passam a ser mais instintivos, pois o corpo está mais inteligente e sabe o que precisa fazer para se manter bem (os estímulos sensoriais ampliam a capacidade do SENTIR, pode-se dizer que a INTELIGÊNCIA SENSORIAL É AMPLIADA).
Só lembrando, nossos movimentos, posturas e muitas atitudes são guiadas pelas sensações!
Assim quanto maior for a capacidade de sentir e dar atenção a ela maior a probabilidade de evitar danos a saúde. Danos como dores e desconfortos que interferem diretamente na qualidade de vida.
Texto: Carla Luchiari. Fisioterapeuta Osteopata.
ความคิดเห็น