Disponibilidade corporal dinâmica.Parte 3
- Carla Luchiari
- 22 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
O corpo, no dia a dia, deve estar pronto, em um estado de ATENÇÃO e não TENSÃO, situações que são bem diversas.
A atenção é importante, pois traz a capacidade de se manter e se movimentar com qualidade e fluidez.
Já o estado de TENSÃO provoca, no corpo, pontos de rigidez que quebram a harmonia do fluir. Pontos de tensão travam o movimento e, com o tempo, de uma maneira muito silenciosa, trazem limitações da funcionalidade e da autonomia, assim, o corpo vai perdendo a DISPONIBILIDADE CORPORAL DINÂMICA!
Atividades simples, como pegar um objeto no banco de trás do carro, colocar o cinto de segurança, se levantar do chão, passam a ser realizados com dificuldades e, em alguns casos é preciso algum tipo de ajuda de terceiros.
Neste texto, abordo a ação de agachar até o chão, sentar e se levantar sem o uso das mãos (ação 1).
O movimento pode ser ainda mais completo e desafiador, se agachar, deitar e se levantar sem o uso das mãos (ação 2).
Ao realizar essas ações, 1 e 2, muitos grupos musculares entram em ação, é necessário mobilidade da cabeça aos pés, o corpo tem que agir em conjunto, coordenação motora do olhar, cabeça, pescoço, cintura escapular, troncos e membros inferiores.
FORÇA. É preciso FORÇA para sustentar o próprio peso, os membros inferiores devem empurrar o chão, o abdômen tem que estar ativo e desperto. A cabeça, tão pesada que é, deve estar bem equilibrada em cima do pescoço.
Eita movimento complexo, tão esquecido no decorrer da vida!
Esses testes, mostram como está a funcionalidade do seu corpo, quanto mais facilidade nesta ação, mais funcional está seu funcionamento corporal; quanto mais dificuldade tiver, saiba, seu jeito de funcionar está debilitado e é muito provável haja uma falta de mobilidade e força que prejudicam a organização motora.
Organização motora deficiente propicia dores pelo corpo, lesões, desconfortos, incapacidades de realizar funções básicas do dia a dia.
Também favorece uma série de patologias do sistema músculo esquelético, como: ARTROSES, TENDINITES, HÉRNIAS DE DISCO, PROBLEMAS NO NERVO CIÁTICO e etc.
A capacidade de se deitar e levantar sem o uso das mãos deve ser preservada ao longo de uma vida toda. Tarefa desafiadora!
Pode parecer algo tolo, mas, se imagine com uma idade avançada, sozinho em casa, e sofre uma queda, não consegue se levantar nem usando os braços.
Saiba, é um cenário bem comum na terceira idade, em que o indivíduo não consegue sair do chão e passa horas até que alguém chegue em casa e o ajude a se levantar (imagina-se nessa situação e ainda ter vontade de ir ao banheiro, que perrengue, hein?!).
Desta forma, considero o ato de se levantar do chão uma competência ligada à saúde, à autonomia e até mesmo à sobrevivência.
É muito importante, no dia a dia, ter o hábito de sentar no chão e fazer alguma atividade, para preservar essa capacidade.
Perde-se aquilo que não se usa, então, a partir de agora mesmo, crie situações no seu cotidiano que te levem mais para o chão, para preservar a sua autonomia e LONGEVIDADE SAUDÁVEL!
Caso você não consiga fazer os testes sem o uso das mãos, sugiro que se adapte usando as mãos e vá se observando para analisar o seu grau de dificuldade.
Sugiro que passe a criar mais situações usando o chão, por exemplo, assistir TV sentado no chão, se tiver filho pequeno brinque com ele nas mesmas posições que ele adota (nossa, isso sim é desafio, pois crianças são ótimos professores nesse sentido).
Me conte aqui, para você, esses testes são fáceis, moderados ou difíceis?
(RESPONDA SINCERAMENTE SE BASEANDO EM SUA PERCEPÇÃO, geralmente à primeira sensação que te vem à cabeça é a que mais condiz com o seu real estado).
Se for fácil, parabéns, lembre-se: preserve isso para toda a sua vida e pratique para que este movimento fique além de fácil, TORNE-SE ELEGANTE.
Se for moderado, treine para que torne fácil!
Se for difícil, sugiro que busque um profissional que te dê suporte para evoluir, pois a falta desta habilidade mostra que seu corpo está sofrendo em muitas situações sem que você perceba isso, foi algo perdido muito lentamente ao longo da sua vida, não sendo algo consciente para você atualmente
(procure um profissional especializado na área do movimento, pode ser um fisioterapeuta ou um educador físico, por exemplo).
Texto por Carla Luchiari
Fisioterapeuta Osteopata
Comments