AFINAL, O QUE É A REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO?
- Carla Luchiari
- 25 de mar. de 2022
- 4 min de leitura

A reeducação do movimento é um PROCESSO de educar.
Chamo de processo, pois é necessária uma ação contínua de exercícios, durante um determinado tempo, para a conquista de um corpo organizado, funcional e elegante,
capaz de realizar movimentos diversos que antes eram impossíveis ou que eram realizados com aquela sensação de desconforto e/ou de que está enferrujado.
A REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO oferece ao praticante uma variabilidade de gestos, no qual a repetição "sensível" é de extrema importância para que o cérebro aprenda uma nova forma de funcionamento.
"Repetição sensível" é uma maneira de realizar inúmeras vezes o mesmo gesto motor, sem se deixar cair no automatismo, com a capacidade de se manter conectado com o próprio corpo no momento presente. Cada repetição, deve ser diferente e amplificar cada vez mais a percepção motora e sensorial do corpo e do gesto repetido.
O SENTIR está em primeiro lugar, pois é por meio das sensações e percepções que se torna possível tomar consciência dos maus hábitos que se tem, que no cotidiano não se observa, sendo assim, imperceptível o quanto é prejudicial à saúde do corpo.
As sensações e percepções são muito importantes, pois são as guias para a movimentação de qualidade.
AFINAL, os exercícios são baseados em quê?
A metodologia da REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO é baseada em estudos muito sólidos e sedimentados, totalmente relacionados com o desenvolvimento neuropsicomotor do ser humano. Desta forma, os exercícios propostos são uma reconstrução da trajetória do desenvolvimento motor.
O desenvolvimento na criança ocorre em ondas, cada etapa anterior serve de suporte para a sucessiva. Por exemplo, o engatinhar tem elementos do rastejar (fase anterior do desenvolvimento motor da criança), enquanto a marcha possui elementos do rastejar e do engatinhar.
Com o treino nas etapas do desenvolvimento motor é possível repadronizar as nossas respostas e estabelecer conexões nervosas mais eficientes para sustentar e organizar o gesto motor, ou seja, só se anda porque antes houve uma preparação para isto, neste exemplo, o rastejar e o engatinhar são as fases essenciais para o indivíduo ficar em pé e ser possível andar.
Então, para potencializar a marcha ou reabilitá-la, resgatar fases anteriores é uma boa estratégia de tratamento.
Este é um processo de RELEMBRAR, por isso chama-se REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO.
Isto é possível pois o ser humano possui armazenado em sua memória as percepções e sensações adquiridas e conquistadas nos seus primeiros anos de vida.
A prática com regularidade fortalece o elo entre o sistema nervoso central e o periférico, além de ampliar a capacidade de previsão e cognição do gesto motor, TORNANDO O CORPO MAIS INTELIGENTE.
Também há uma maior capacitação de antecipação de um próximo movimento (o cérebro já sabe o que irá fazer na sequência e o corpo já está mais preparado).
O método também se baseia no conceito de corpo UNIDADE, CORPO INTEGRADO, no qual, um conjunto de músculos, fáscias e articulações são solidários uns aos outros para compor um GESTO MOTOR.
Um músculo dá suporte à ação do outro, distribuindo e equilibrando as forças, favorecendo a COORDENAÇÃO MOTORA.
O GESTO INTEGRADO recruta todos os sentidos a atuarem em conjunto. Visão, audição, sensações táteis, ajustes articulares, o controle da redução ou da aceleração do movimento, TUDO AO MESMO TEMPO AGORA!
ESTÁ AÍ O GRANDE DESAFIO E A RIQUEZA DO MÉTODO.
Durante a prática, as atividades propostas, estimulam os músculos a trabalharem em conjunto. O PROCESSO FAVORECE AO CORPO VIVO, CORPO APTO E PRONTO PARA A VIDA!
Outro conceito importante do método é baseado na FÍSICA:
VETORES DE FORÇA.
O aluno é ensinado a organizar sua postura e seus movimentos usando VETORES de FORÇA EM OPOSIÇÕES. Desta maneira, entende-se que a POSTURA é dinâmica e que, ter qualidade nos movimentos e na POSTURA exige uma consciência desses VETORES, e também, entender que é necessário uma NEGOCIAÇÃO CONSTANTE com a gravidade.
A gravidade atua de maneira importante sobre nossos corpos, os quais têm a necessidade de reagir a ela, a cada instante, um novo ajuste corporal (é isso que considero uma "NEGOCIAÇÃO" COM A GRAVIDADE).
REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO, também enfatiza o trabalho respiratório. Os movimentos sempre estão associados com a inspiração e a expiração.
Respiração, movimentos e posturas são interdependentes. Um interfere diretamente na qualidade do outro.
Uma metodologia muito abrangente, considerando as individualidades e fases que o indivíduo está vivendo.
Ao longo da vida, traumas físicos, emocionais, tempo excessivo em uma mesmo postura, sedentarismo, longas jornadas de estudo e trabalho sentados vão anestesiando e desestruturando o corpo, resultando, assim, em um corpo inapto às ações motoras simples e cotidianas.
O sujeito adquire padrões de movimentos desorganizados, rigidez articular, encurtamentos musculares, cristalizações no sistema fascial, vícios posturais e de movimentos prejudiciais à saúde. Terreno favorável a dores, inflamações, lesões, que, com o tempo, se tornam incapacitantes.
O indivíduo vai perdendo a sua autonomia e a sua disponibilidade corporal ao longo da vida, de uma maneira lenta, silenciosa e PERIGOSA!
As "ITES" (terminologia designada a processos inflamatórios) se tornam "NORMAIS" e são justificadas com o FATOR IDADE!
(ites = tendinites/ bursites/ epicondilites/colite/apendicite/gengivite/otite/gastrite/esofagite/neurite/periostite/tireoidite/mastite...lista longa e quase infinita! Rsrs).
A metodologia tem muitos benefícios:
- aciona grupos musculares adormecidos; -regulariza e potencializa a respiração;
- organiza a postura;
- amplia a consciência corporal;
- melhora a qualidade e coordenação do movimento;
- abre espaços corporais, descomprimindo estruturas ósseas, tendões, discos intervetebrais, cartilagens articulares, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, vísceras, etc.
- potencializa as capacidades e competências do indivíduo.
Com esses BENEFÍCIOS é possível usar a REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO para prevenir e tratar uma grande variedade de patologias ligadas ao sistema músculoesquelético.
Como por exemplo:
- hérnia de disco lombar;
- hérnia de disco cervical;
- inflamações no nervo ciático;
- fasceíte plantar;
- artroses de joelho, quadril e ombro;
- tendinites e bursites.
Além de tratamento é um potencializador da capacidade esportiva, sendo muito indicado para atletas que desejam aumentar a sua performance, tanto amadores como profissionais.
Acima de tudo, é um método para todos, que propicia a qualidade de vida e a longevidade saudável.
Me conta aqui, se você não fizer nada para melhorar a sua competência e a disponibilidade corporal, como se imagina daqui 20 anos?
Carla Luchiari
Fisioterapeuta Osteopata.
Comments