Afinal, o que pode influenciar na sua POSTURA?
- Carla Luchiari
- 13 de jul. de 2022
- 5 min de leitura
Conheça os captores posturais!

A postura sofre influência de vários sistemas, como:
- ocular (visual);
- vestibular auditivo;
- ATM (articulação temporomandibular/ junção entre a mandíbula e o crânio, com a função de mastigação e fala);
- podal (tornozelos e pés).
Cada sistema forma um "laudo" e envia para o sistema nervoso central, que faz uma integração dessas informações e emite sinais de volta para que haja as correções, adaptações posturais e corporais necessárias.
Para esses sistemas que captam as mínimas mudanças corporais e no espaço dá-se o nome de CAPTORES POSTURAIS.
Através desses captores somos capazes de respostas corporais involuntárias em milésimos de segundos, que tem por objetivo manter a saúde íntegra.
A falta de estímulos adequados ao longo da vida pode repercutir de forma negativa nos captores posturais, deixando esses sensores com respostas menos eficientes e, consequentemente, reações posturais menos refinadas.
Para uma melhor compreensão, vou detalhar e citar exemplos.
SISTEMA VISUAL: os olhos interferem na postura, os receptores ficam localizados nos músculos oculares, são sensores que enviam as informações para o sistema nervoso central. Pequenas mudanças de posição de cabeça e pescoço são suficientes para gerar estímulos que são captados por esses sensores.
O estilo de vida moderno, com o olhar fixo em telas, pouco uso da visão periférica e a distância faz com que que esses músculos fiquem enfraquecidos, ocorre do um "congelamento" visual.
Um olhar "congelado" pode ter uma menor capacidade de captar as mudanças posturais e,consequentemente, uma debilidade nas reações de respostas de ajustes de correções e adaptações corporais.
Olhos para se manterem saudáveis necessitam de variabilidade de estímulos.
No habitat onde o homosapiens se desenvolveu os olhos eram usados para perto, longe, visão periférica, pois o estilo de vida e a luta pela sobrevivência em um ambiente inóspito exigiam um olhar atento e sagaz.
Os olhos também eram mais expostos ao sol, exigindo um controle de dilatação e contração da pupila. Todas essas imposições do meio mantinham os olhos vivos, funcionais e sadios.
Um olhar congelado corresponde a músculos oculares destreinados pela simples falta de uso devido a um ambiente muito diferente daquele onde o homosapiens evoluiu.
Assim, este olhar "preguiçoso" pode atrapalhar a acertividade dos receptores oculares em captar as informações e de enviá-las para o sistema nervoso central (SNC), interferindo na habilidade de ajustes posturais precisos.
SISTEMA VESTIBULAR: localizado dentro do ouvido interno tem sua função ligada ao equilíbrio. Este sistema detecta a posição e o movimento da cabeça em relação ao espaço. Mínimas mudanças são CAPTADAS e enviadas para o sistema nervoso central.
O sistema vestibular começa a ser estimulado na vida intrauterina, um momento marcante é quando o bebê vira de cabeça para baixo, geralmente no final da gestação para facilitar o processo do parto. Esse looping (giro de ponta cabeça) é uma grande experiência motora para o feto com muita estimulação desse sistema. O "aprendizado" do equilíbrio já começa dentro da barriga e é contínuo durante as fases de desenvolvimento da criança e do adulto.
Rolar, sentar, dar cambalhota, cair, levantar, girar, acelerar, desacelerar um passo ou corrida, movimentos de rotação da cabeça vão "fortalecendo" o sistema vestibular, que reage tornando-se cada vez mais apto e pronto para dar as melhores respostas de adaptação postural e corporal.
Porém, o estilo de vida sedentário não oferece surpresas para o sistema vestibular, com uma pobreza de estímulos pode haver uma imprecisão nas resposta adaptativas do corpo, da postura e do gesto motor.
ATM (articulação temporomandibular) é a articulação da mastigação que une a mandíbula ao crânio.
A ATM tem uma ligação anatômica com a cabeça e a cintura escapular, desta forma, tensões musculares, cirurgias, apertamento dental, bruxismo e traumas na região repercutem diretamente na postura, ocasionando compensações que podem prejudicar a funcionalidade do indivíduo à medida que estas questões vão se cronificando. Dores, desconfortos e inflamações poderão se manifestar na própria ATM ou outra região do corpo (o que é muito comum), como por exemplo, tendinites de ombro, cotovelo, compressões vásculo nervosas, como as famosas dores no pescoço com irradiação para os membros superiores e até mesmo mudanças na maneira de pisar e andar.
Cuidar da saúde dos dentes e da mastigação é fundamental para uma boa postura.
Ter o hábito de comer alimentos rijos (mais duros) exige um bom trabalho da mastigação que contribui para dentes e articulações saudáveis. Lembre-se também de mastigar de ambos os lados.
Também é uma sugestão dar adeus ao chiclete! Rs
Bruxismo e apertamento dental são, em grande maioria, problemas silenciosos que trazem muito prejuízo à postura e à qualidade de vida.
Fique atento à língua marcada por dentes ao acordar, restrição e/ou desconforto na abertura da boca, estalidos na articulação da ATM, dores de cabeça e no pescoço, pois podem sugestionar bruxismo e/ou apertamento dental.
Pés: são riquíssimos em sensores que captam os estímulos e enviam para o sistema nervoso central, que reenvia sinais para que adaptações e correções sejam feitas em milésimos de segundos.
Falar de postura é falar sobre os pés.
É o bom posicionamento dos pés no chão que irá construir um bom posicionamento dos membros inferiores, bacia e tronco.
Os sensores dos pés são como "olhos" e detêm a função importantíssima de informar com a maior riqueza de detalhes o terreno em que se está pisando.
Mas hoje em dia, com o uso excessivo de calçados de solados muito grossos, rígidos, salto altos, bico fino, há uma interferência na precisão da função desses receptores.
É como se os pés ficassem cegos, pois as informações enviadas para o sistema nervoso central deixam de ser precisas e fidedignas, resultando em respostas de adaptações descoordenadas e ineficientes, causando prejuízos posturais e de movimento.
Para combater esse problema tenha o hábito de passar mais tempo descalço. Se possível, também busque por terrenos diferentes, faça caminhadas com maior frequência.
Procure por calçados leves, maleáveis, sem amortecedores exagerados.
Quando se sentar, tire os sapatos e apoie bem os pés no chão, isso favorece bons ajustes posturais involuntários.
A sua POSTURA é o resultado de vários fatores combinados, inclusive das informações (estímulos do meio em que vivemos) que chegam para os CAPTORES POSTURAIS (pés, sistema vestibular, ATM e olhos).
O grande problema é quando esses receptores, por falta ou excesso de estímulo, enviam para o SNC (sistema nervoso central) informações imprecisas e/ou insuficientes.
Desta forma, o SNC também não é capaz de gerenciar e reenviar as melhores respostas para as adaptações e correções posturais necessárias, assim maus hábitos posturais começam a se desenvolver e instalar sem que se perceba.
A assertividade na correção postural e gestual ficam falhas, o "terreno corpo" fica propenso a dores, processos inflamatórios, compressões articulares, estrangulamentos de vasos sanguíneos e nervos. Um corpo apto para patologias que serão desenvolvidas a longo prazo e que, muito provavelmente, você não terá a ideia de como adquiriu e que, seguramente, será tachada como um problema da idade (não caia nessa, não é a sua idade e sim seu estilo de vida).
E aí, você cuida da sua postura? Sabia que a qualidade da sua postura está diretamente relacionada com a qualidade da sua vida? Sabia também da importância dos captores posturais? Que sem eles não seria capaz de se orientar no espaço, não existiria a possibilidade de se levantar, ficar em pé e andar?
Consegue entender a importância desses sensores?
Se sim, então também entenda a importância de ter uma vida mais ativa!
Você faz atividades que estimulam seus captores posturais?
DICAS!
Andar descalço em diferentes terrenos, atividades que exigem movimentos oculares, aceleração, desaceleração da marcha, andar em diagonal, rodar, mastigar alimentos firmes são exemplos de situações que estimulam e despertam seus captores posturais e trazem benefícios para a sua postura e para a sua vida.
BUSQUE ATIVIDADES QUE TE TIREM DO SEU CONFORTO, é o viver no conforto que adoece os nossos sistemas!
Texto por Carla Luchiari
Fisioterapeuta Osteopata
Comments